sexta-feira, 27 de março de 2009

Resumo do livro Romeu e Julieta

O amor apresenta-se a vida de Romeu e Julieta de modo traiçoeiro: ambos apaixonam-se intensamente, em uma festa, que é um baile de mascaras, desconhecendo a identidade um do outro. Ele é filho dos Montéquio, e ela dos Capuleto, duas das mais poderosas familias de Verona, inimigas entre si.
Desobedecendo as ordens familiares e politicas eles vivem um amor proibido, naquela que veio a ser uma das mais famosas histórias de amor dea literatura alem de uma das populares tragédias Shakespearianas.
Basicamente são duas casas , duas familias, com a mesma dignidade em Verona, onde acontece essa história, que parte de antigas rixas de familias inimigas fatais, um casal de amantes traido por seu distino, e o resultado desse destino é sua morte e junto interra-se também a luta de seus pais, que tão somente teve um basta com o trágico fim de seus filhos.
E assim acaba essa tragica história de amor.
Irei citar a seguir o ultimo trecho do livro.
"Montéquio- mas eu posso oferecer-lhe mais. Mandarei construir uma estatua de Julieta em ouro maciço.Emquanto Verona for o nome dessa cidade, nenhuma imagem tera tanto valor quanto o de sua Julieta, digna e fiel.
"Capulet- Pois a estatua de Romeu, também em ouro, estará ao lado do de sua esposa. Pobres vitimas de nossa inimizade!"
"Principe- Alguns serão perdoados, e outros, punidos, pois jamais houve história mais dolorosa que esta de Julieta e seu Romeu".


Romantismo

O Romantismo foi um movimento artistico, politico e filosófico surgido nas últimas décadas do seculo XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

O termo romântico refere-se, assim, ao movimento estético ou, em um sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.O Romantismo surgiu na Europa numa época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia.

O Romantismo viria a se manifestar de formas bastante variadas nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura e a música (embora ele só venha a se manifestar realmente aqui mais tarde do que em outras artes). À medida que a escola foi sendo explorada, foram surgindo críticos à sua demasiada idealização da realidade. Destes críticos surgiu o movimento que daria forma ao Realismo.

As características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro. Também destacam-se o nacionalismo, a idealização do mundo e da mulher, assim como a fuga da realidade e o escapismo. Eventualmente também serão notados o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo.

O romancista trata dos assuntos de forma pessoal, de acordo com sua opinião sobre o mundo. O subjetivismo pode ser notado através do uso de verbos na primeira pessoa.

A natureza, no Romantismo, expressa aquilo que o eu-lírico está sentindo no momento narrado. A natureza pode estar presente desde as estações do ano, como formas de passagens, à tempestades, ou dias de muito sol.




sexta-feira, 20 de março de 2009


PALCO DA VIDA


Vamos então falar do palco da vida,

Da costante e infinita vida em vivemos

Dos problemas com os quais muito aprendemos

Em relação aos defeitos todos tem...

Tenho os meus e você tem os seus também

Acho que devemos ter garra

E ser forte na luta diaria

Não devemos perder nossas esperaças

Devemos deixar aflorar em cada um de nós

O espeirito de criança

Não dvemos deixar que cresçan nossos medos

Tendo assim u8ma vida cheia de angustia e segredos

Devemos nos encorajar

E dasafiar todos os obstaculos

Devemos permanecer firmes e livres com nossos tentaculos

Fazer até o impossivel na caminhada rumo ao sucesso

Ter autonomia e subir cada degrau com progresso

Pois o que parece impossivel

É totalmente possivel para quem tem força de vontade

Para quem quer ser feliz

Dentro e fora da sociedade.

(AUTORA: Sara Machado)